• Equipe Instituto Vida

Você se cobra demais?


A autocobrança é normal para todas as pessoas, pois ela muitas vezes serve como um estímulo para alcançarmos nossos objetivos e nos motiva a sermos melhores.

No entanto o excesso de tarefas acumuladas para o dia a dia, a pressão para ter sucesso em todas as áreas apresentando resultados extraordinários em curtos espaços de tempo e ainda atender à expectativas externas que nem sempre condizem com a realidade são fatores que podem fazer com surja uma autocobrança tóxica.

Os principais sinais de que alguma coisa pode estar errada são: sentimento constante de fracasso, sensação de incompetência e insatisfação com as próprias conquistas. Em alguns casos também pode ser detectado um perfeccionismo exagerado, o acúmulo exacerbado de responsabilidades e ainda crises de ansiedade, depressão e quadros graves de estresse.

O primeiro passo para lidar com a autocobrança que prejudica o cotidiano é ter mais generosidade consigo mesmo. Aceitar que todos temos nossos próprios limites e repensar as metas que traçamos. Abrace a sua personalidade e celebre cada conquista, planeje metas reais e não tenha medo de procurar um profissional especializado caso você sinta que precisa de ajuda.


Como é a sua relação com a autocobrança? Você já sentiu que ela atrapalhou a suas relações ou a sua vida?

.

.

.

Instituto Vida - Medicina do Estilo de Vida

www.institutovidacuritiba.com

Alameda Augusto Stellfeld, 1466 - Bairro Bigorrilha, Curitiba (PR)

Whatsapp: (41) 9 9251-6181

______________

0 comentário