• Dra. Lívia Rodrigues Figueiredo

Tenha um médico para chamar de seu!

Atualizado: 11 de fev. de 2021

Com o avanço e especialização cada vez maior da Medicina, muitas vezes se torna necessário fazer acompanhamento com mais de um especialista.

Mas você sabia que eleger um médico de confiança pode melhorar sua qualidade de vida e até reduzir sua mortalidade?



Foi isso que mostrou um estudo publicado no Reino Unido. Aquelas pessoas que elegem um médico de confiança e mantem o seguimento com ele por longo prazo tem menores complicações ao longo da vida e menor mortalidade.


Muitas razões são apontadas:


- Manter acompanhamento com um mesmo médico garante a continuidade no tratamento, evitando repetir estratégias que já não deram certo no passado;

- A relação de confiança com o médico ajuda o paciente a ter maior adesão ao tratamento e recomendações

- Menor chance de descontinuidade do tratamento

- Centralização do tratamento com um médico reduz a chance de risco de interações medicamentosas perigosas

- Maior chance de rastreamento de doenças por médicos de confiança;

- Melhora na comunicação entre médico e paciente, evitando confusão nas informações.


Por isso, mesmo que você tenha necessidade de acompanhamento com mais de um especialista, é importante eleger um médico de confiança para te ajudar a gerenciar os tratamentos, centralizar as informações e tirar suas dúvidas. Não fique confuso em meio a tantos exames e prescrições de médicos diferentes, sem saber ao certo o que seguir.


No Instituto Vida, as consultas de uma hora vão muito além de uma simples prescrição ou avaliação, mas são a construção de uma relação de parceria e confiança entre médico e paciente, com o objetivo de transformar positivamente o estilo de vida e a saúde.


Ref: Gray, et al. Continuity of care with doctors - a matter of life and death? A systematic revire of continuity of care and mortality. BMJ Open 2018

0 comentário