• Dr. Lucas Moreira - Pneumologia

PARAR DE FUMAR... Quais são os tratamentos?


Tratamento: Quais as opções?


Não existe remédio milagroso para parar de fumar. As medicações são úteis para diminuir a fissura, diminuir a vontade de fumar e os sintomas da ansiedade.


Mas reforço que o tratamento medicamentoso sempre deve ser realizado com acompanhamento médico.


▫O adesivo de nicotina é o tratamento mais conhecido. O custo razoável, a facilidade na aplicação e a efetividade fazem do adesivo de nicotina um grande aliado no tratamento do tabagismo.


▫Além do adesivo, existem as formulações de nicotina em gomas de mascar e spray nasal.


Mas, se estou parando de fumar, qual o objetivo de usar nicotina?


▫A nicotina contida no cigarro tem algumas diferenças da contida no adesivo:


🔸 No cigarro, a nicotina está em forma de vapor e, junto com ela, outras milhares de substâncias nocivas (até ouro) são inaladas na queima do cigarro.



🔸 Já a nicotina do adesivo é absorvida pela pele em pequenas quantidades ao longo dia. Portanto, não causa danos no corpo, não causa dependência e é segura no tratamento.


▫Existem duas medicações que, junto com a nicotina, completam as opções de suporte ao tratamento de cessação do cigarro.


▫A bupropiona é um remédio que diminui a vontade de fumar. É uma medicação de dose única ao dia, o que facilita a aderência. Porém, não é indicada para as pessoas com história de convulsões, anorexia, gastrite e problemas do coração.


▫A vareniclina também é um medicamento que diminui a vontade de fumar de uma maneira mais efetiva e com um bom perfil de segurança. Uma desvantagem é o alto custo. Está contra-indicada nos casos de doença do coração e depressão grave.


ATENÇÃO: Nunca use medicações por conta própria Apenas o médico pode indicar qual a melhor para você e prescreve-las.


.

.

.


Instituto Vida - Medicina do Estilo de Vida

www.institutovidacuritiba.com

Alameda Augusto Stellfeld, 1466 - Bairro Bigorrilho, Curitiba (PR)

Whatsapp: (41) 9 9251-6181


______


#mev#vidasaudavel#saúde#prevenção#disciplina