Dra. Lívia Rodrigues Figueiredo
O seu cérebro é oque você come

A frase, “nós somos o que comemos” é ainda mais correta quando pensamos sobre nosso cérebro.
Desde a fase embrionária durante a gestação, os alimentos estão literalmente construindo nosso cérebro. Os aminoácidos das proteínas que comemos constroem os nossos neurônios. As gorduras e seus ácidos graxos mantém os neurônios flexíveis e responsivos. A glicose dos carboidratos provê a energia para que nossas sinapses funcionem. Até mesmo as fibras que comemos alimentam nossa microbiota que então produz grande parte dos nossos neurotransmissores.
Tudo que comemos está diretamente conectado com a estrutura e funcionamento do nosso cérebro. É crucial saber disso, pois o cérebro é o órgão mais facilmente danificado pela dieta. Esse problema se agrava pelo fato de que ele também é um dos órgãos que mais aguentam danos sem demonstrar sintomas. Por isso, os primeiros indícios de Alzheimer, demência, outras doenças neurodegenerativas e AVC surgem anos depois de constante danos ao cérebro causados pela dieta e hábitos de vida não saudáveis.
Portanto, quando se trata de saúde cerebral, a alimentação é um pilar fundamental. E esse assunto será cada vez mais abordado por aqui.
Ref: texto baseado no programa NeuroFood
Texto por @dra_liviafigueiredo
.
.
.
Instituto Vida - Medicina do Estilo de Vida
www.institutovidacuritiba.com
Alameda Augusto Stellfeld, 1466 - Bairro Bigorrilho, Curitiba (PR)
Whatsapp: (41) 9 9251-6181
_______________________
#mev #institutovidacuritiba #vidasaudavel #saúde #prevenção #disciplina #neuronutrição #neurologia #medicinadoestilodevida #saudecerebral