• Equipe Instituto Vida

Como ajudar alguém com ansiedade


A ansiedade pode ser difícil de se lidar, por isso é importante saber como contribuir positivamente para alguém que esteja em crise. Nestas situações é normal ficar confuso sobre como agir em relação a um parente ou amigo, por isso vamos listar algumas coisas que você pode fazer para ajudar:


O primeiro passo é usar a empatia. Evite dizer que não há motivo para se sentir daquele jeito, que é só ignorar ou ainda menosprezar o sentimento da outra pessoa; ela não tem controle sobre o que está sentindo naquele momento e as palavras erradas podem piorar a crise. Use frases de apoio e acolhimento como: “Eu estou aqui para te ajudar” ou “Vou te ajudar a passar por isso”.


Se a pessoa estiver em um local fechado ou com muitas outras pessoas tente levá-la para um ambiente mais tranquilo, de preferência ao ar livre, onde ela sinta que pode respirar melhor e que está longe de julgamentos.


Exercite a respiração: Focar na respiração ajuda a acalmar. Ofereça apoio, pratiquem juntos inspirando e expirando profundamente e, se possível, busquem contar as respirações em ciclos de 10.


Ouça o que o outro tem a dizer, e tudo bem se ele não quiser falar, cada um tem o seu tempo. O melhor nesta situação é demonstrar que você está lá, não force nenhum tipo de atitude da outra pessoa nem demonstre preocupação exagerada.


Estas dicas foram úteis para você? Salve este post para consultar depois.


.

.

. .


Instituto Vida - Medicina do Estilo de Vida

www.institutovidacuritiba.com

Alameda Augusto Stellfeld, 1466 - Bairro Bigorrilho, Curitiba (PR)

Whatsapp: (41) 9 9251-6181


______________________


#mev #institutovidacuritiba #vidasaudavel #saúde #prevenção #disciplina

0 comentário